top of page

Reality Show Norueguês leva jovens blogueiros a conhecer realidade por trás de suas roupas.

Já abrindo o post com um pequeno comunicado: não estou criticando ninguém nem nenhuma marca, só expondo a realidade que nós deixamos de lado.

Essa notícia apareceu várias vezes no meu facebook ontem e teve bastante repercussão em grandes sites e jornais online de grande circulção.

Três jovens blogueiros de moda da noruega foram convidados a participar de um reality show que mostra a vida real nas fabricas têxtil do camboja. Os jovens, ricos e que levam um vida de luxos e, principalmente, de muitas compras aceitam o desafio e embarcam nessa aventura que pode mudar a forma como eles vêem as coisas pra sempre.

Achei importante fazer um post sobre isso porque quando nós vemos blogs de moda, dicas de compras e tudo relacionado a esse universo nunca paramos pra pensar no que tem por trás disso tudo. Essa realidade mostrada nessa série é um parte do que acontece em vários países. Isso é trabalho escravo. O maior exemplo que eu posso dar aqui são esses sites que vendem produtos por preços muitos baixos, os sites popularmente conhecidos com "sites da china" que não necessáriamente são desse país mas que tem trabalho escravo envolvido. É impossível uma loja, uma marca, que seja, se sustentar a preços tão baixos. Se tem preços baixos é porque há economia em alguma parte e a maioria das vezes é na mão de obra.

Nesses tipos de fábricas mulheres e, muitas vezes, crianças são obrigados a trabalhar várias e várias horas por dia em máquinas industriais, sentadas sem sair da frente de seus materiais de trabalho para nada e recebem um sálario miserável que não da condições nenhuma de sustento. Essas pessoas normalmente moram em condições de miséria extrema o que é bem retratado nessa série norueguesa.

Swetshop Deadly Fashion tem 5 episódios que estão disponíveis no site do jornal Aftenposten que está promovendo o reality.

POSTS RECENTES:
TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page